É #FAKE que quarto em foto viral seja o mesmo usado pelo papa Francisco
30/04/2025
(Foto: Reprodução) Imagem que viralizou não corresponde ao interior do aposento escolhido pelo pontífice durante o papado. Imagem em post do X não mostra quarto do papa Francisco
g1
Circula nas redes sociais a imagem de um quarto que teria sido o usado pelo papa Francisco no Vaticano durante seu papapo. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 O que mostra o vídeo viral?
Publicado em 25 de abril de 2025 no X e com mais de 31, 7 milhões de visualizações, o conteúdo a foto de um quarto branco simples, com uma cama de solteiro e um crucifixo de madeira colocado na parede acima dela.
A legenda, em inglês, informa que o cômodo era o usado pelo papa Francisco, que morreu em 21 de abril de 2025 e diz: "Ao longo de 12 anos do seu papado, o papa Francisco viveu no nº 201 da Casa de Santa Marta. Esse era o seu quarto".
⚠️ Por que a publicação é falsa?
A foto que viralizou não é uma imagem adultareda digitalmente ou por inteligência artificial (IA). Trata-se de um cômodo na Casa de Santa Marta – mas não é o quarto usado pelo pontífice durante o papado. O interior dos aposentos veradeiros do papa Francisco foi registrado por fotógrafos profissionais, veículos jornalísticos e pelo próprio canal de notícias do Vaticano. Embora semelhante à vista no post fake, a suíte original é mais espaçosa e tem muitos detalhes diferentes.
Para investigar de onde veio a imagem viral (veja abaixo), o Fato ou Fake fez uma busca reversa no Google Lens, ferramenta que mostra a origem de fotos na internet. Na aba de "correspondências exatas", é possível encontrar um álbum de fotos divulgado pelo Vatican News, no Facebook, em 26 de março de 2013 – ou seja, 13 dias depois da nomeação de Francisco como papa.
Ao abrir o álbum, encontra-se a foto do mesmo aposento do post viral, mas visto de um ângulo diferente (veja abaixo). Na legenda, o Vaticano diz apenas que aquele é "um dos tipos de apartamento" do prédio, sem sinalizar que aquele era o do novo papa.
Imagem da cama de aposento da Casa de Santa Marta: cômodo na cabeceira da cama, cor do lençol e travesseiros geram correspondência visual com quarto visto em imagem viral
g1/Reprodução
Depois, o Fato ou Fake fez uma nova pesquisa no Google, agora pelos termos "Pope Francis Room". Os resultados levaram a fotos do quarto verdadeiro: mais espaçoso, com duas mesas de cabeceira (em vez de uma) e uma cabeceira maior, mas sem o crucifixo sobre a cama e de uma janela do lado direito do quarto, onde há, na verdade, uma porta (veja comparação abaixo).
Initial plugin text
Os registros fotográficos são do fotográfo Eric Vandeville, que disponibilizou o material no site Getty Images. A legenda informa o seguinte: "[O papa] ocupa a suíte 201, a mais espaçosa, que inclui três cômodos: um escritório, uma sala de estar e um quarto. Ele continua fazendo suas refeições no refeitório da residência".
Esse mesmo aposento aparece em uma reportagem veiculada pela CNN Internacional em 27 de março de 2013, citando que o papa havia escolhido um pequeno apartamento, em lugar de um palácio. As imagens são disponibilizadas pela TV oficial do Vaticano.
Francisco abdicou de morar no Palácio Apostólico, a residência oficial do papa no Vaticano. Em vez disso, morou na residência de Santa Marta, um prédio construído em 1996 durante o papado de João Paulo II para receber prelados católicos e cardeais da Igreja, quando eles vão à Roma.
Papa Francisco foi homenageado durante missa de encerramento da Festa da Penha 2025 no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Imagem em post do X não mostra quarto do papa Francisco
g1
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito